Mário da Silva de Jesus[*]

 

RESUMO

Este artigo deve apresentar pesquisas relevantes sobre o ensino a distância EAD, o que é e qual a importância de um tutor, e de um professor dentro do ensino a distância, qual a diferença entre professor e tutor, quais papéis cada um deve desempenhar dentro de um ensino a distância, como o aluno aprende sem professor, quem devemos procurar quando temos alguma dúvida e quais os impactos de um curso a distância sem um tutor.

 

 

Palavras-chave: Educação a distância; Tutor; Professor.

 

 

ABSTRACT

This article should present relevant research on distance learning (EAD), what is and how important is a tutor, and a teacher within distance learning, what is the difference between teacher and tutor, what roles should each play within a distance learning, how a student learns without a teacher, who should we look for when we have questions and what are the impacts of a distance learning course without a tutor.

 

 

Keywords: Distance education; Tutor; Teacher.

.

 

1 INTRODUÇÃO

 

O referente artigo tem como objetivo mostrar a prática da tutoria, com foco na importância do tutor em cursos a distância. Lev Vygotsky (1896-1934) ressalta que a aquisição de conhecimentos é realizada por meio de um elo intermediário entre o ser humano e o ambiente. Para Vygotsky, há dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos – representações mentais que substituem objetos do mundo real. Segundo ele, o desenvolvimento dessas representações se dá sobretudo pelas interações, que levam ao aprendizado. Precisamos entender que os cursos EAD (educação a distância) começaram com cursos por correspondências, estudo em casa, etc e ela pode ser dividida em três gerações. A EAD (educação a distância) vem para estender a universidade tradicional democratizando assim seu acesso. Com isso temos vantagens como por exemplo maior acesso ao ensino superior e desvantagens como o suporte continuo. Temos que saber também qual os impactos do EAD no mundo on-line, sobre estruturas organizacionais e grupos de trabalho do ensino superior. Temos também o contexto das universidades abertas que são aquelas que atendem mais de cem mil alunos, considerando aquelas pessoas que não podem estudar de outra maneira.

 

2 Metodologia

 

A metodologia utilizada neste trabalho consiste uma natureza de pesquisa exploratória pois, será realizada em uma área de pouco conhecimento e observações pouco estruturadas (RAMPAZZO, 1998). O tipo da pesquisa quanto aos fins será metodológico, onde será construído instrumentos para avaliar procedimentos e comportamentos (RAMPAZZO, 1998). O tipo da pesquisa quanto aos meios será bibliográfico onde será utilizado materiais escritos ou digitados, tentando entender uma situação. As pesquisas têm por finalidade conhecer o papel do tutor e do professor no ensino a distância de formas a contribuir na realização de determinado assunto (RAMPAZZO, 1998; FACHIN, 2002).

 

3 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

A educação a distância tem a mesma idade da escrita, pois desde a invenção desta, a comunicação liberta-se no tempo e espaço. As primeiras manifestações foram desenhos gerados em pedras, que tinham a intenção de imitar objetos, ações ou animais, essa foi considerada uma das primeiras comunicações a distância gerada pelo homem. A EAD educação a distância começa com cursos por correspondências, estudos em casa, estudos externos, etc. Ela pode ser dividida em três gerações sendo a primeira com cursos por correspondências, a segunda com novas mídias (televisão radio fitas de áudio, vídeo e telefone) e a terceira que é a EAD on-line com cursos a distância.

A EAD educação a distância vem para estender a universidade tradicional democratizando assim seu acesso. Em salas de aula virtual o aluno utiliza seu computador para ter acesso a vários serviços como: materiais, vídeos e comunicação com alunos e professores. Hoje informalmente todos tem acesso a um ensino on-line aprendendo com vídeos informais como por exemplo o youtube. Ela está em todos os aspectos da educação e mudara drasticamente os modelos educacionais.

A educação a distância ocorre quando a pessoa que ensina e a pessoa que aprende estão separados por tempo e espaço, mas a mediação ocorre por meio de alguma tecnologia (TIC). A EAD possibilita flexibilidade, personalização e à individualidade. A Educação a distância vem para promover a democratização, estendendo as universidades tradicionais e trazer benefícios como: maior acesso ao ensino superior, aprimoramento profissional, flexibilidade de tempo e lugar, atenção individualizada pelo tutor, oportunidade de participação. Ela também aumenta as matriculas, atrai estudantes mais qualificados, aumenta as taxas de retenção, e melhora o prestigio institucional. O aluno também tem a possibilidade de rever os cursos, e realiza-los em vários horários, temos também um aumento no aceso aos certificados, que podem oferecer benefícios adicionais de incentivar os alunos a realizar esses programas ou conclui-los mais rapidamente e como desvantagens temos o custo de entrada, suporte continuo, garantia de qualidade, intensidade de trabalho, necessidade de formação, manter o contato estudantil, garantia do aprendizado.

Temos também as universidades abertas que são aquelas que atendem a mais de cem mil alunos, conseguindo oferecer um ensino de qualidade para pessoas que não poderiam estudar de outra maneira. Ela é o meio mais viável para aplicar o ensino educacional de quem não tem acesso, dando ao aluno maior senso de autonomia e responsabilidade. Essas universidades não possuem campo físico, e se diferenciam das faculdades físicas que posteriormente começaram a praticar EAD. Hoje o maior número de ingressantes são nos cursos presenciais, mas existe um estudo que diz que em 2023 o ensino EAD será maior que o presencial.

Segundo Moran (2002) apud Grossi, a EaD é definida como um processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologias, nas quais professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

 

3.1 qual é o papel de um tutor dentro do ensino EAD.

 

Segundo Nunes, Vanessa o tutor deve ser visto como ator ativo e fundamental no processo de ensino. Ela também ressalta que os tutores são mediadores do processo de aprendizagem do aluno, porém, as instituições atribuem papéis distintos aos tutores. O tutor deve atuar diretamente com os alunos, ainda que a distância, sanando suas dúvidas, avaliando-as, tentando identificar as dificuldades e mediando todo o processo. O tutor deve usar diferentes recursos (texto, som, vídeos, etc) para se fazer compreender. O tutor deve inclusive planejar, e orientar debates entre alunos.

Segundo Pimentel (2003) apud Nunes, Vanessa o tutor deve promover a realização de atividades e apoiar sua resolução, e não apenas mostrar a resposta correta, ele também deve mostrar novas fontes de informação, deve entender o assunto ensinado e a organização do conteúdo, deve guiar, orientar e apoiar o discente.

O papel do tutor na educação a distância é o de esclarecimento de dúvidas através de fóruns de discussão pela internet, mas pode ocorrer de outras formas como por telefone. Propor espaços de construção coletiva, selecionar material de apoio e sustentação teórica. O tutor também deve motivar, orientar e estimular o aprendizado do aluno. O tutor também deve tornar o ensino a distância sem distância. O tutor também deve ter formação na mesma área do curso a distância, saber lidar com a plataforma, com a tecnologia, fazer o aluno se sentir próximo.

O tutor deve ser compreendido como um dos sujeitos que participa ativamente da prática pedagógica, ele atua no apoio ao estudante e dá orientações, para os momentos de autoestima e para a compreensão das propostas de atividades educacionais.

Segundo Andrade (2007) apud Nunes, Vanessa, não se pode atribuir ao tutor o mero papel de animador. A função do tutor vai além do ensinar, trata-se de fazer aprender.

O tutor também deve assegurar a comunicação entre tutor-aluno e aluno-professor, isso é essencial para que ocorra a construção do conhecimento. O tutor sempre deve acompanhar o desenvolvimento do aluno por isso a interatividade é um conceito de comunicação que se faz necessária na geração de conteúdo.

SOARES, Adriana, no mundo EAD o tutor é a peça chave. Seu papel é intermediar e interpretar o curso com conteúdos que foram produzidos por um professor conteudista, sendo assim, um agente educativo. Um educador que também está em construção, tornando esse processo desafiador. Assumindo o papel de incentivador, ele é um personagem importante na gestão EAD, que além de interferir no processo de aprendizagem, é responsável por gerir a logística dos alunos no ambiente virtual online (AVA), como controle de acessos, e observação constante do progresso do aluno durante o curso. A principal função do tutor é conduzir o aluno no decorrer de um curso EAD, mediando o ambiente online de aprendizagem, contribuindo com a construção do conhecimento e conduzindo o processo com flexibilidade. Os tutores devem garantir a compreensão da mensagem que transmitem, uma dica é expor os conteúdos em diferentes formatos, tudo isso, com o intuito de despertar e compartilhar a vontade consciente de aprender e motivar o aluno a ser disciplinado, de forma livre, para estudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1 – Atribuições do Tutor

Fonte: https://blog.elore.com.br/tutor-x-professor/

 

 

3.2 qual o papel de um professor dentro do ensino EAD.

 

O papel do professor é produzir o material instrucional, as atividades da disciplina e gerenciar a execução e andamento do curso a distância.

Segundo Moreira 2005 apud Grossi, Marcia, o professor é o grande mediador da construção de conhecimento, ele é um avaliador de situações didáticas, mobilizar os alunos para ligar com problemas. A ele compete elaborar materiais didáticos, selecionar conteúdo atualizado, averiguar a funcionalidade do planejamento e estimular a apresentação e a discussão de possíveis problemas e soluções ao longo do processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto os tutores estão sempre atuando junto com os professores.

SOARES, Adriana, tanto na educação presencial quanto à distância, o professor é o produtor do conteúdo, agindo como um construtor ativo da formação da sociedade. Cria diversas atividades para reflexão, produzindo ou reproduzindo conteúdo, pois ele é um constante pesquisador, apoiando sua resolução e ao ampliar as fontes de informação, explica e facilita e a compreensão.

 

4 diferença entre professor e tutor.

 

Segundo Moreira 2005 apud Grossi, Marcia, existe dois tipos de tutores, e nessa conspecção podemos ver a diferença entre ambas as partes onde como primeiro tipo temos o tutor que não exerce a função de professor, ele tem o papel de coadjuvante, onde ele pode ser referência de apoio ao estudante, propondo estratégias e instrumentos com o objetivo de ampliar as chances de aprendizagem, mediar as relações entre professor e coordenador, estabelecer um clima de confiança entre os integrantes do grupo, fazer com que os discentes tenham atitudes favoráveis à construção do conhecimento. E como segundo tipo temos o tutor que exerce a função de professor, ministrando cursos a distância, que deve possuir perfil apropriado e atuar com rigor, não difere do professor, que atua na modalidade de ensino presencial, com isso, ele deve conhece o conteúdo, ter formação pedagógica, conhecimento curricular e visão crítica dos conceitos educacionais.

SOARES, Adriana, o professor norteia e apoia constituindo assim sua forma de ensinar, porém, a condução do processo de ensino aprendizagem no ensino à distância deixa de ser realizada pelo professor e passa a ser feita pelo tutor, é ele quem auxilia e conduz o aluno.

 

5 Quais impactos de um curso EAd, sem um tutor on-line.

 

Segundo NUNES (2012) apud Nunes, Vanessa, um tutor que não cumpre com seu papel, pode deixar muitos alunos sem o atendimento necessário e causar um clima de insatisfação.

Segundo Melo, Alessandra, não há qualquer exagero quando se diz que a figura de um tutor é essencial na estrutura de um curso online. Recai sobre este profissional a importante missão de manter os alunos constantemente motivados em continuar com os estudos.

Em outras palavras, cabe a ele a tarefa de estruturar o curso e acompanhar o progresso dos estudantes, elucidando os principais questionamentos e avaliando o desempenho das turmas.

Seu papel é o de coordenar e intermediar o processo de aprendizagem, reafirmando o seu empenho em contribuir para o desenvolvimento das capacidades humanas, de modo que o estudante se torne o profissional exigido pelo mercado.

Segundo Melo Carlos do instituto federal de santa Catarina, ele reforça o papel de mediação do tutor. Neste cenário de mediação e comunicação é importante que, em suas atividades o tutor: ouça, compreenda a dúvida, responda, motive e faça a mediação das necessidades do estudante e da instituição, se preciso, reunindo a equipe e realinhando metas, auxiliando nas decisões e assegurando que a aprendizagem seja efetiva e significativa.

Destaca Behrens (2000) apud Goedert, Lidiane e Borges, Martha Kaschny, que o papel do mediador pedagógico pode ser desempenhado por qualquer participante de um curso online, vez que essa atitude e esse comportamento voltado para facilitação e motivação pode ser desencadeado na relação entre os próprios alunos.

Segundo Goedert, Lidiane e Borges, Martha Kaschny, não podemos simplificar o conceito de mediação pedagógica apenas ao conjunto de tecnologias selecionadas para promover a comunicação.

 

CONCLUSÃO

 

Este trabalho nos proporcionou um melhor entendimento sobre a importância de um tutor no ensino EAD, qual o seu papel dentro dessa modalidade, qual o papel do professor no ensino a distância, como diferenciar professor e tutor dentro de um curso on-line e quais os impactos de um curso EAD sem um tutor.

 

REFERÊNCIAS

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2004), NBR 14.001: 2004: Sistema de Gestão Ambiental – Requisitos

 

EAD como Modelo Educacional. Must University, 2018. Disponível em: < http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU612_DISTANCE_LEARNING_TECHNOLOGIES_AND_APPLICATIONS/MATERIAL_DIDATICO/LIVRO/PORTUGUES/TEMA_02/conteudo/reader/index.html >. Acessado em 01 de nov. de 2019

 

EAD e Ensino Superior possibilidade gerenciais. Must University, 2018. Disponível em: < http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU612_DISTANCE_LEARNING_TECHNOLOGIES_AND_APPLICATIONS/MATERIAL_DIDATICO/LIVRO/PORTUGUES/TEMA_04/conteudo/reader/index.html >. Acessado em 01 de nov. de 2019

 

GROSSI, Márcia Gorett Ribeir, COSTA, José Wilson, MOREIRA, Mércia Maria. O papel do tutor virtual na educação a distância, 2013, disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/6656/pdf> Acessado em 03 de nov. de 2019

GOEDERT, Lidiane, BORGES, Martha Kaschny, O conceito de mediação pedagógica online no quadro legal de sistemas UAB, 2017, disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/10708/7474> Acessado em 04 de nov. de 2019

 

História da Educação a Distância. Must University, 2018. Disponível em: < http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU612_DISTANCE_LEARNING_TECHNOLOGIES_AND_APPLICATIONS/MATERIAL_DIDATICO/LIVRO/PORTUGUES/TEMA_01/conteudo/reader/index.html >. Acessado em 01 de nov. de 2019

 

MONROE, Camila. Vygotsky e o conceito de aprendizagem mediada, 2018, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/274/vygotsky-e-o-conceito-de-aprendizagem-mediada> Acessado em 07 de nov. de 2019

 

MELLO, Carlos Alberto, BLEICHER, Sabrina, SHUELTER, Giovana. O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, 2019, disponível em: < https://moodle.ead.ifsc.edu.br/mod/book/view.php?id=68836&chapterid=11417> acessado em 20 de nov. de 2019

 

NUNES, Vanessa Battestin. O Papel Do Tutor Na Educação A Distância: O Estado Da Arte, 2013, disponível em: <http://cefor.ifes.edu.br/images/stories/Documentos_Institucionais/2013/114143_oral.pdf> Acessado em 01 de nov. de 2019

 

Papel da tutoria a distância. Must University, 2018. Disponível em: < http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU612_DISTANCE_LEARNING_TECHNOLOGIES_AND_APPLICATIONS/MATERIAL_DIDATICO/LIVRO/PORTUGUES/TEMA_13/conteudo/reader/index.html >. Acessado em 01 de nov. de 2019

 

Universidade Aberta. Must University, 2018. Disponível em: < http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU612_DISTANCE_LEARNING_TECHNOLOGIES_AND_APPLICATIONS/MATERIAL_DIDATICO/LIVRO/PORTUGUES/TEMA_05/conteudo/reader/index.html >. Acessado em 01 de nov. de 2019.

 

Vantagens e Desvantagens da EAD. Must University, 2018. Disponível em: < http://mustuniversity.s3-sa-east-1.amazonaws.com/DISCIPLINAS/EDU612_DISTANCE_LEARNING_TECHNOLOGIES_AND_APPLICATIONS/MATERIAL_DIDATICO/LIVRO/PORTUGUES/TEMA_03/conteudo/reader/index.html >. Acessado em 01 de nov. de 2019

 

SANTOS Elissandra Silva, SCHNEIDER, Henrique Nou. Tutoria A Distância: Saberes E Práticas Necessárias Para A Mediação E Ensino Colaborativo On Line, 2012, disponível em:  <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/74-936-1-ED.pdf> Acessado em 06 de nov. de 2019.

 

SOARES, Adriana, PROFESSOR VS TUTOR: SAIBA AS DIFERENÇAS, 2019, disponível em: < https://blog.elore.com.br/tutor-x-professor/>  Acessado em 07 de nov. de 2019.

 

WILL, Daniela Erani Monteiro, LOCH, Márcia. Mediação pedagógica e diálogo na EAD em um curso on-line, 2010, disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/542010161725.pdf> Acessado em 05 de nov. de 2019.

 

 

 

 

 

 

[*] BRASIL, Graduado em Sistemas de Informação, Especialista em Sistemas e Desenvolvimento WEB, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Email: [email protected]EDU612_Mário da Silva de Jesus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>