Veja algumas táticas para aumentar o engajamento dos colaboradores na hora de criar o seu programa de capacitação de funcionários!

Quantas vezes você já viu funcionários alegres quando recebem a notícia de que precisam realizam algum tipo de treinamento? Em uma assustadora quantidade de vezes, a primeira reação dos colaboradores não costuma ser muito positiva.

Por alguma razão as pessoas associam esse momento de capacitação a algo que vai atrapalhar suas rotinas cheias de compromissos.

Mas então você pode pensar: “basta dizer aos funcionários que esse treinamento é obrigatório, não é mesmo?”

Isso até pode aumentar a participação dos colaboradores, mas em compensação, as chances de que o conhecimento seja realmente absorvido são baixas. A motivação é o que transforma o interesse em um assunto e o desejo de avançar em uma ação real.

Para ajudá-lo a engajar seus colaboradores na hora dos treinamentos, separamos algumas das melhores dicas para você considerar na hora de criar seu programa de capacitação!

Deixe claro o avanço na carreira

Muitos funcionários ficam rapidamente frustrados em um ambiente que não permite que eles cresçam e sigam novos passos em suas carreiras.

Portanto, se a sua empresa apresenta um curso que promova esse crescimento desejado, eles certamente ficarão animados. Isso lhes dá um objetivo pelo qual trabalhar.

Além disso, esse comportamento deixa bem claro que você se importa com seus funcionários. Quem não se sentiria motivado ao conviver num ambiente que se preocupa com seu crescimento pessoal e profissional?

Aproveite também para conversar com seus funcionários e entenda quais sãos suas necessidades. Que tipos de habilidades eles precisam em suas rotinas? Quais são as suas aspirações profissionais?

Esse tipo de investigação vai apontar qual será o caminho mais adequado na hora de implementar um novo treinamento.

O ideal é que os gestores e o próprio setor de RH trabalhem juntos na elaboração de um plano de formação e capacitação que vá de encontro com os objetivos dos colaboradores.

Contar com sistemas de gestão e trilhas de aprendizado certamente colocarão seus funcionários no caminho ideal para que atinjam seus próprios objetivos.

Apresente as informações certas no lugar certo

Criar um bom treinamento vai muito além de simplesmente escolher qual tópico será trabalhado. É fundamental planejar como esse material será disponibilizado. De nada adianta elaborar o melhor conteúdo do mundo se ele foi feito no formato inadequado e foi distribuído pelos canais errados.

Se você sabe que seus funcionários estão constantemente em seus computadores, crie um portal de cursos online, não distribua um livro ou os obrigue a fazer um curso presencial.

Além disso, quanto mais formas de consumir os conteúdos, mais os colaboradores se identificam com o processo de capacitação.

Existem pessoas que absorvem os conhecimentos por meio de e-books, enquanto outros preferem assistir videoaulas e fazer suas anotações.

Pergunte a opinião dos colaboradores

Perguntar aos seus funcionárioscomoeo que” eles querem aprender não será útil apenas para aprimorar o treinamento, mas também os fará sentir que suas opiniões importam.

Assim, será provável que levem a capacitação a sério porque são valorizados e sentem que foi feito um esforço para apresentar informações nas quais já estavam interessados.

Busque a opinião das mais diferentes pessoas e setores e use esses dados para criar o melhor treinamento possível.

E claro, depois que ele for implementado, busque pelo feedback das pessoas que o consumiram. Dessa forma você identifica gargalos e aprimora os materiais.

Ofereça recompensas

Embora os objetivos de longo prazo e as promoções sejam bons motivadores, às vezes você precisa de algo um pouco mais imediato.

Pode ser um prêmio em dinheiro por obter a pontuação mais alta em um teste de treinamento ou por concluir em uma data específica.

No entanto, não precisa ser dinheiro. Um vale-presente ou um certificado de reconhecimento para adicionar a um currículo também funcionaria.

Você pode até conseguir fazer um acordo com um restaurante ou teatro local para oferecer refeições ou ingressos gratuitos aos funcionários que concluírem determinado treinamento.

Fale sobre o benefício imediato

É fundamental que o funcionário entenda os benefícios dos treinamentos no longo prazo. Mas é tão importante quanto que você deixe bem claro como esses novos conhecimentos serão úteis AGORA!

Imagine como o trabalho de um vendedor se torna muito mais eficiente se ele estiver capacitado a realizar processos de devolução de produtos em vez de falar com os gerentes sempre que isso for necessário.

Esse tipo de melhoria estimula o senso de recompensa imediata que as pessoas tanto gostam.

Outra grande sacada é mostrar depoimentos de pessoas que fizeram o treinamento e como suas rotinas melhoraram. Muitas vezes, esse simples processo é o empurrão que falta para motivar seus colaboradores a iniciarem uma nova trilha de aprendizado na sua empresa.

Um funcionário da área de suporte ao cliente não imagina como seu trabalho pode ser mais fácil até o momento em que ouve alguma outra pessoa comentando como o treinamento tornou isso possível.

Seja flexível

No passado, o treinamento era normalmente realizado convidando-se os funcionários para uma sessão em que as informações eram apresentadas e eles ouviam antes de voltar ao trabalho.

Isso era feito de acordo com a programação da empresa, e qualquer pessoa que quisesse ou precisasse comparecer era obrigada a fazê-lo no horário especificado.

Isso não era ideal na época e é ainda menos adequado para a força de trabalho de hoje, que espera que as informações estejam disponíveis quando precisam.

É por isso que os cursos online com certificado vem ganhando destaque na área dos treinamentos. Eles permitem, que as pessoas aumentem continuamente seus conhecimentos e habilidades em seu próprio ritmo, o que elimina a desculpa de não ter tempo ou de não poder comparecer fisicamente a um treinamento.

Como você pode ver, uma grande parte da motivação é dar aos alunos metas e recompensas. Os programas de capacitação devem ser elaborados com benefícios imediatos e futuros em mente, porque isso é o que os tornará relevantes e deixará os funcionários entusiasmados com sua participação.