Hoje iremos abordar um assunto que pode fazer parte da vida de muitos brasileiros.

Infelizmente, por vários motivos, o principal motivo a perca do emprego.

Nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)  Até que ponto o nome no SPC pode prejudicar o candidato na busca por emprego?

Na realidade a resposta para essa pergunta deveria ser muito simples: em nenhum ponto do processo seletivo, pois o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito é de uso de lojistas para proteção do crédito (compras financiadas).

Mas infelizmente essa resposta não funciona na prática, infelizmente muitas empresas e agências de empregos usam o acesso que tem ao SPC para consultar o nome dos candidatos, pois geralmente possuem os dados pessoais como CPF em mãos e usam esse critério como eliminatório, mas se alguém perguntar se alguma empresa pratica a resposta sempre será: claro que não, não utilizamos esse método.

Infelizmente ao ser reprovado a justificativa usada será “você não possui o perfil que buscamos no momento”. Quem já não ouviu essa frase?

Mesmo nos tempos de hoje, recebemos relatos de que empresas de sorocaba, interior da grande São Paulo, assim como outras cidades,ainda utilizam esse critério no processo setetivo de seus colaboradores.

Sabemos que existe muitas oportunidades de emprego, mas também sabemos que existem uma taxa de desemprego e que os desempregados mesmo no espaço de tempo curto possuem contas de necessidades básicas que precisam ser mantidas como: alimentação, vestuário, saúde e moradia, o que pode acarretar o problema do nome ir para o SPC.

A dica é a seguinte: Se por algum motivo o seu nome se encontra no SPC relate a situação de forma natural mostrando sua maturidade ao tratar o assunto e até mesmo a sua responsabilidade de conseguir um emprego para poder honrar seu compromissos pendentes, e se em alguma hipótese você achar que está sendo prejudicado no processo de seleção por seu nome estar no SPC procure o Ministério do Trabalho para denunciar a empresa praticante.