Saiba quais são as vantagens mais procuradas pelos clientes quando o assunto é a contratação ou compra de um novo produto

Quem é que não gosta de uma boa oportunidade de negócio, ainda mais quando isso significa mais economia para o seu bolso?!

De fato, o consumidor antes de comprar ou contratar qualquer serviço/produto, precisa enxergar o valor e benefícios que terá diante daquela aquisição. Isso  faz com que as empresas e os empreendedores encarem um grande desafio na hora de inovar.

Mas afinal, o que esses clientes procuram e o que mais chama a sua atenção no momento decisivo de contratação?

É justamente para responder a essas perguntas que desenvolvemos este conteúdo especial. Acompanhe!

Qual o perfil do consumidor brasileiro?

Segundo um estudo denominado Estilos de Vida 2019, da empresa Nielsen, que estudou o comportamento do consumidor brasileiro, cerca de 55% dos entrevistados se declarou com um perfil mais negociador.

Isso significa que antes de fazer qualquer compra ou contratação, a tendência é que as pessoas pesquisem mais sobre aquilo que estão prestes a adquirir. Desta forma, elas conseguem  pechinchar por melhores condições de negócio.

Além disso, existe outra parcela da população que espera o momento certo para concluir uma compra. Normalmente, costuma ser quando há alguma promoção ou condição especial de negociação.

A forma como o brasileiro escolhe as empresas que vão atender às suas necessidades também mudou de uns anos para cá: com 64% da população com acesso a um smartphone, a busca por serviços mais digitais aumentou consideravelmente na última década.

Embora não seja a maioria, há hoje uma maior aceitação dos produtos digitais, uma vez que eles ajudam a facilitar o dia a dia, trazendo mais comodidade e segurança para rotina corrida e agitada.

Neste sentido, quem mais se beneficia com as tecnologias são os jovens, que estão entre os potenciais compradores e contratantes dos serviços online.

O que mais chama a atenção desses consumidores?

Já percebemos que trata-se de um consumidor mais ativo e que possui ferramentas disponíveis para pesquisar o que deseja. Por isso, o desafio dos empreendedores e instituições está justamente em criar atrativos para conquistar a confiança e atenção do público-alvo.

Neste sentido, existem o que chamamos de “gatilhos”. Eles têm como principal objetivo despertar o interesse do público através de vantagens e benefícios que o produto irá lhe trazer.

Eles normalmente evidenciam as características capazes de atender às necessidades e resolver um ou mais problemas específicos – as dores do cliente – que o fizeram buscar por aquela solução.

Dentre esses benefícios, alguns são os mais procurados pelos consumidores e são considerados fundamentais para a tomada de decisão.

Veja a seguir quais são eles:

Recompensas

As recompensas oferecidas para os clientes, tanto no momento de contratação do serviço, quanto durante a sua utilização, estão entre os fatores que mais chamam a atenção. Isso ocorre principalmente durante a fase de pesquisa.

Bônus para quem contratar determinado plano, cashback para ter de volta parte do dinheiro investido no produto/serviço ou até mesmo desconto para avaliar e divulgar o produto são algumas das recompensas que fazem sucesso hoje no mercado.

Benefícios

Os benefícios que um produto ou serviço proporciona aos seus clientes também são grandes diferenciais buscados pelo consumidor.

Isso porque, de nada adianta “vender” algo com mil e uma características sem que o cliente enxergue como aquilo realmente pode solucionar o seu real problema.

Para exemplificar melhor, é necessário entender primeiro qual a diferença entre característica, vantagem e benefício.

Característica é a composição do produto/serviço, com suas especificações técnicas. Exemplo: Automóvel com direção hidráulica, motor 1.6, travas e vidros elétricas.

Já a vantagem é o ganho que o cliente terá ao utilizar-se de determinadas características. Exemplo: Carro com direção hidráulica é mais confortável do que os com direção mecânica.

Em relação ao benefício, este vai ao encontro justamente com a real necessidade do cliente. Exemplo: carro com direção hidráulica permite que o motorista estacione o carro com mínimo esforço e faça manobras com mais conforto.

Economia

Ainda em relação ao aspecto financeiro, serviços e produtos que ofereçam mais economia para os consumidores estão entre os mais procurados. Isso ocorre justamente pela vantagem proporcionada diante dos outros concorrentes.

Hoje em dia, diversas modalidades que visam trazer ao mercado preços mais justos têm ganhado cada vez mais atenção daqueles que priorizam custo x benefício.

Conhecidos como serviços Pay Per Use – em tradução, pago por uso – eles oferecem aos clientes a possibilidade de pagar por um serviço completo, por um preço bem mais acessível do que o praticado no mercado tradicional.

Um bom exemplo desse tipo de solução é o seguro auto Pay Per Use. Nesta modalidade, os consumidores podem contar com um seguro auto completo, pagando apenas uma mensalidade simbólica, mais o valor de alguns centavos por quilômetro rodado.

Os benefícios em termos financeiros chegam a ser até 60% maiores do que nos serviços de seguro tradicionais, se adequando às necessidades do consumidor moderno.

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