Quando há o falecimento de um cidadão, os herdeiros têm que abrir um inventário para definir a herança. Aqui estão todos documentos necessários reunidos.
Existe 5 categorias de documentos. Do falecido, do herdeiro, dos cônjuges, das propriedades e do advogado. Segue a lista:
Falecido
Certidão de Óbito Atualizada;
RG;
CPF;
Certidão de Casamento Atualizada;
Se solteiro, Certidão de Nascimento Atualizada.
Herdeiros
RG;
CPF;
Certidão de Casamento Atualizada;
Se solteiro, Certidão de Nascimento Atualizada.
Cônjuges dos herdeiros
RG;
CPF.
Propriedades
Para Imóveis
Comprovante de Propriedade;
Certidão de Matrícula Atualizada;
Certidão de Ônus Reais;
Certidão Negativa de Débitos municipais em Relação ao Imóvel.
Móveis, Direitos ou Rendas
Comprovante de Propriedade ou Direito.
Empresas
Contrato Social;
Certidão da Junta Comercial ou do Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica.
Advogados
Procuração particular outorgada pelos interessados ao advogado;
Cópia da carteira da OAB (Para extrajudicial);
Petição com dados e esboço da partilha;
Pronto! Tendo essa pequena lista de documentos em mãos não terá problema em fazer a abertura do inventário.