Quando você é acusado de um crime, liga para um advogado criminal. Quando você está sendo processado, ou você quer processar alguém, você chama um advogado civil. Em litígios não criminais, advogados civis desempenham a mesma função que promotores e advogados de defesa. Em um caso de lesão corporal, por exemplo, o advogado do autor tenta provar que o réu causou a lesão e deve pagar uma indenização. O advogado de defesa tenta provar o contrário.
Descrição do trabalho de advogado civil
Uma vez que um demandante ou réu contrate um advogado civil, esse advogado assume o litígio. Embora ele tenha que adiar para o cliente questões como aceitar uma oferta de acordo, o advogado é responsável pelas tarefas básicas, como:
- Entreviste todos os envolvidos para construir o caso.
- Aceite depoimentos de testemunhas.
- Comunique-se com os advogados da outra parte e com o tribunal.
- Arquive moções, resumos e outros documentos, conforme necessário.
- Atenda a solicitações de descoberta da outra parte, na qual você está solicitando informações específicas. Em um caso de divórcio, a descoberta envolve que os cônjuges listem seus recursos e ativos financeiros.
- Contrate testemunhas especializadas.
- Negocie um acordo com os advogados do outro lado.
- Apresente o caso a um júri ou juiz.
Advogado Civil e Educação
Os requisitos de educação para advogados civis são muito parecidos com os de um advogado criminal. Você precisa se formar em uma faculdade de direito credenciada com um Juris Doctor, abreviado como JD. Para entrar na faculdade de direito, você geralmente precisa de pelo menos um diploma de bacharel.
Embora os aspirantes a graduandos possam se referir a si mesmos como pré-lei, não há uma especialização em direito real no momento da redação deste artigo. É uma mentalidade que você esteja fazendo cursos visando ingressar na faculdade de direito depois de concluir o bacharelado ou logo depois. Os principais cursos de especialização em direito incluem ciência política, economia, administração de empresas, história, inglês e retórica. Outros cursos também são aceitáveis, pois as escolas de direito gostam de recrutar estudantes de direito de diversas formações acadêmicas.
Embora a maioria das aulas da faculdade de direito seja a mesma de outros tipos de advogados, você terá a oportunidade de fazer cursos especializados adequados aos seus interesses. O direito civil abrange uma variedade de campos; portanto, seu currículo pode não corresponder ao de outros advogados civis. Sua barra de status poderá ajudá-lo a encontrar um mentor que possa lhe dar conselhos sobre carreira e curso.
Após a formatura, você precisará passar no seu exame de licenciamento para se tornar um membro da ordem do estado, para que esteja autorizado a exercer a advocacia.
Especializações para Advogados Civis
O direito civil abrange uma ampla gama de assuntos:
- Direito imobiliário.
- Lei do senhorio / inquilino.
- Lei de danos pessoais.
- Tipos tóxicos, envolvendo litígios sobre a exposição ao amianto e outras substâncias perigosas.
- Advogados de divórcio.
- Advogados dos direitos dos gays.
- Lei de contrato.
A maioria dos advogados civis é especializada em um campo ou em alguns campos relacionados.
Algumas empresas acham mais barato montar ou expandir sua equipe jurídica interna, em vez de pagar um advogado externo por comissão. Os advogados civis podem encontrar emprego em bancos, seguradoras e prestadores de serviços de saúde, entre outras empresas
Realização de trabalho
Na verdade, os advogados têm a oportunidade de fazer a diferença na vida de seus clientes e na vida das pessoas em todos os lugares, pois um único caso pode estabelecer precedência para milhares de casos futuros. Neste trabalho, seu trabalho duro é recompensado não apenas em dinheiro, mas também em um sentimento de satisfação com sua carreira.
Variedade de empregos
A maioria dos advogados optam por se especializar em uma área do direito. Suas opções variam de danos pessoais a leis imobiliárias, e qualquer especialização que você escolher, você terá a chance de aprender muito sobre esse setor. Mesmo dentro de uma única especialidade, suas tarefas diárias variam significativamente, o que mantém sua vida no trabalho interessante.
Opções de avanço
Depois de ter um diploma e uma licença para exercer a advocacia, você também pode buscar opções avançadas de carreira. Advogados com experiência em seu campo podem subir na hierarquia em consultórios particulares, tornando-se um parceiro nos negócios. Você também pode se tornar um juiz ou educador em seu campo.
Educação
Como advogado, você aprenderá constantemente, mesmo que não volte à escola para treinamento avançado oficial. Ao trabalhar em casos, você pesquisará casos anteriores, aprenderá sobre leis obscuras e conhecerá os meandros de sua especialização. Você também tem a chance de voltar à escola para obter mais educação e, se você trabalha em um escritório de advocacia, eles podem até reembolsar sua taxa de matrícula para incentivar os funcionários a considerar obter outro diploma ou diploma.
Conhecimentos jurídicos
Conhecer a lei pode ser útil em sua vida diária, ao comprar imóveis, lidar com um acidente de carro, criar um testamento ou fazer qualquer tipo de compra. Essa não é, de longe, uma lista abrangente de quando o conhecimento da lei pode ajudá-lo em sua vida cotidiana e, normalmente, você descobrirá que amigos e familiares costumam procurá-lo para obter conselhos não oficiais sobre questões jurídicas ou comerciais.