É comum ouvir pessoas falarem palavras negativas acerca da polêmica Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Nos meios religiosos, costuma-se associar tal igreja ao profano, usando expressões como “anticristo” e “Sinagoga do Satanás”. Se vemos uma pessoa falando isso, não nos causa tanto espanto. Porém, e se essa pessoa for o Google?

A Igreja Universal entrou recentemente com uma ação contra o Google, devido a um fato curioso: sempre que alguém procurava por “anticristo” ou “sinagoga de satanás” no Google Maps, era direcionado ao Templo de Salomão, imenso templo religioso da IURD usado como sede da mesma, em São Paulo. Devido a isso, a Igreja pedira a desvinculação das supracitadas expressões.

Em sede de liminar, o juiz Fernando José Cúnico, da 12ª Vara Cível de São Paulo, acatara o pedido, determinando ainda uma multa diária de R$ 5 mil caso o Google não desvinculasse os termos ao Templo de Salomão em 48 horas. Também deveria fornecer dados cadastrais disponíveis, bem como os registros eletrônicos, como endereço de IP e geolocalização dos possíveis responsáveis pela relação entre “anticristo” e “Sinagoga do Satanás” com o Templo de Salomão. Além disso, deveria a empresa adotar medidas para tentar impedir que a vinculação ocorra novamente.

Em julho, o jornal O Estado de São Paulo já havia noticiado sobre a relação entre os nomes. Na ocasião, o Google afirmara, por meio de nota, que a ligação fora feita pelas fontes usadas pelo sistema, o que inclui os próprios usuários do serviço, não sendo, pois, responsabilidade da empresa. Complementara informando que, em caso de qualquer erro encontrado por algum usuário do serviço de buscas do Google, a empresa poderia ser informada para providenciar a correção.

Referências:
Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2016-ago-24/google-impedir-buscas-anticristo-levem-igreja>.
Disponível em: <http://www.jmnoticia.com.br/2016/07/28/google-da-endereco-do-templo-de-salomao-em-busca-por-anticristo/>.

Precisa falar com um advogado?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Obrigado! Entraremos em contato.
Opa, um erro ocorreu.