O curso de Direito é, certamente, um dos que possui a versatilidade como característica mais acentuada. O profissional do Direito pode atuar em diversas áreas, seja no setor público, através do concurso, ou no setor privado, trabalhando em empresas ou montando seu próprio negócio. Todavia, a realidade é que, apesar de abrir portas para tantas áreas, o mercado do Direito também está saturado de profissionais medianos. Diante dessa realidade, o que fazer para se destacar no mercado de trabalho, ser um profissional de qualidade e ter o merecido reconhecimento? Confira essas dicas e se torne alguém destacado no mercado!
#1 – LEIA!
A leitura é uma ferramenta fundamental nas mãos de qualquer bom profissional. Ler é sinônimo de contato com outros conhecimentos, possibilidade de ampliar o vocabulário desenvolvimento da interpretação de texto, além de ser um ótimo hobby. Ler nos capacita a ir sempre além, conhecendo mais, questionando mais. Ah! E não vale ficar limitado às leituras da área não. O bom profissional é aquele que consegue sair de sua zona de conforto e se prepara para as necessidades do mercado. Leitura – quanto mais, melhor!
#2 – SEJA INDEPENDENTE!
O bom profissional, aquele que se destaca de verdade em sua carreira, é quem não espera que as demandas venham. Ele cria suas próprias demandas. Sendo assim, não espere que um professor, superior ou chefe mande você fazer algum trabalho. Estude por si mesmo, analise o contexto em que você está inserido e se anteponha às necessidades, apresente soluções quando nem mesmo eles perceberam o problema. E, acima de tudo, não espere por ninguém para crescer, o profissional que você será depende, exclusivamente, de você mesmo.
#3 – SAIBA USAR SUA MELHOR FERRAMENTA!
Enquanto advogado, você deve conhecer suas armas e saber usá-las. A comunicatividade é, com certeza, a principal elas. Seja comunicativo, aprimore sua oralidade, deixe a timidez de lado e não deixe que o nervosismo supere você. Não seja uma pessoa introspectiva nem hesite em ficar na sua zona de conforto. Além disso, busque conversar, fazer contatos, trocar ideias. Às vezes, das conversas mais informais, saem grandes negócios.
#4 – CUIDE BEM DA SUA APARÊNCIA!
A aparência é o cartão de visitas de qualquer pessoa. É a primeira impressão que, apesar de clichê, faz nossa imagem mental para os clientes e colegas de trabalho. Cuidar bem da aparência é sinal de zelo e compromisso, organização e responsabilidade. O valor do trabalho de um advogado é proporcional a sua reputação e a sua reputação é reflexo de como ele se mostra.
#5 – DÊ SEMPRE O MELHOR DE SI!
Não importa se você começando agora ou se já é um profissional renomado, se está em um caso que paga pouco ou em outro com honorários milionários. A dedicação com que você se empenha em realizar um trabalho ajuda a construir sua imagem perante o público. As oportunidades vêm para aqueles que estão preparados, então se doar o tempo todo fará com que você esteja sempre atento às oportunidades.
#6 – FIQUE DE OLHO!
A atenção é uma outra característica importantíssima para um bom advogado. Prestar atenção aos detalhes pode te render um sucesso em uma causa, prestar atenção às pessoas pode te dar clientes que estavam a sua frente, mas não sabiam que precisavam de você. O advogado de sucesso sabe para onde olhar, quando olhar e como agir depois disso.
#7 – MOVA-SE!
Não se permita acomodar com as situações. A ambição é uma qualidade que te fará buscar sempre mais, fazendo com que você cresça enquanto profissional e enquanto pessoa. Se tiver tempo livre, estude. Se achar que está bom o suficiente, duvide disso. Se acreditar que pode ir além, vá. A medida do seu sucesso é proporcional a sua capacidade de não se conformar com o mediano.
Destacar-se em um mercado de trabalho cheio de profissionais que acham que são bons não é uma tarefa fácil, mas reconhecer suas qualidades e saber utilizá-las é uma característica importante para aqueles que querem estar sempre no topo. Faça uso dessas dicas e aprimore-se cada vez mais para impactar mais no mercado e na vida das pessoas.
Imagem: <http://www.industriahoje.com.br/wp-content/uploads/2012/08/identificar-profissional.jpg>. Acesso em 06/09/2016.