Publicar um livro no Brasil – se você não pretende pagar por tal publicação – não é nada fácil, tanto pela escassez de editoras, quanto pela falta de oportunidade que elas dão a autores iniciantes. O mercado editorial no Brasil precisa crescer muito ainda se comparado aos demais países, assim como o número de leitores também tem muito a crescer em nosso país. Mas, se você realmente acredita que tem capacidade para ter o seu nome estampado na capa de um livro, veja algumas dicas de como publicar o seu:

Publicar Livro no Brasil

– Após escrever o seu livro, revise-o. O ideal é revisá-lo duas vezes, pois sempre haverá um ou outro detalhe que você acabará deixando escapar. Se possível, peça a um revisor fazer o trabalho para você. É um serviço cobrado, mas que com certeza dará maior qualidade à sua obra.

– Pesquise pelas editoras corretas, as que publicam a linha editorial do seu livro. Envie um e-mail perguntando se pode encaminhar o original para revisão. Elas irão te responder e dizer os procedimentos de envio – isso, se já não constarem no site. Algumas aceitam originais por e-mail, e outras, apenas pelos correios.

– Juntamente com seu original, escreva uma carta de apresentação sua e da obra, que não ultrapasse duas páginas; ou ela não será lida. Fale um pouco sobre você, e, principalmente, sobre sua obra e as razões que a tornam atraente e publicável. Mas o que a pessoa responsável por avaliar a obra observará mesmo são as razões que farão sua obra ser vendida.

– Agora, uma observação para você ficar ciente da realidade do mercado editorial do Brasil e que dificilmente alguém do ramo falará para você: o fato de você enviar sua obra não significa que ela será lida. Isso mesmo, é o que, infelizmente, acontece. Como as editoras recebem muitas obras para análise, muitas mesmo, a maioria jogará seu livro com os demais e apenas com muita sorte alguém o pegará para ler.

– Geralmente, não é apenas um editor que lerá sua obra para analisá-la, mas um segundo, e, muitas vezes, até um terceiro. Publicar o seu livro irá requererá um grande investimento por parte da editora, e ela não a publicará se acreditar que poderá perder dinheiro.

– No decorrer do processo, você, certamente, receberá muitos e-mails de editoras dizendo que sua obra foi avaliada, mas que, “infelizmente, não se encaixa no que a editora pretende no momento”, e outras variações da recusa.

– Mas, se sua obra for aprovada, o retorno pode ser bem diferente, e certamente fará você pular de alegria.

– No caso da aprovação, a obra provavelmente voltará a você, e pode ter algumas solicitações da editora, como a mudança de algum trecho ou mesmo a retirada dele, a troca de algumas palavras ou frases, a reformulação de algum acontecimento, e por aí vai…

– Depois disso, virá a etapa da finalização, que se trata da capa, bem como toda a arte final. Aliada a essa etapa, provavelmente façam mais uma revisão, essa, para conferir se não foi deixado escapar nada que comprometa a qualidade do livro.

– Enquanto isso, será preparada sua noite de autógrafos, bem como o processo de divulgação do livro.

– Em seguida, o livro será encaminhado a uma gráfica para a cópia dos exemplares, que serão distribuídos às livrarias.

Pois bem, se você já passou por todas essas etapas, saiba que, mais difícil ainda do que publicar a obra, é vendê-la, ganhar dinheiro com ela e se tornar um autor famoso. As prateleiras e estantes estão sempre cheias, e poucos virão best-sellers. A maioria dos livros precisam ser vendidos em promoção (para os consumidores que querem aproveitar, pesquise por cupons de desconto Livraria Cultura, Saraiva…) Mas, se você acredita que tem talento para escrever, não fique parado, corra atrás do que você deseja, faça o melhor que puder e fique na torcida.

Precisa falar com um advogado?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Obrigado! Entraremos em contato.
Opa, um erro ocorreu.